Confiance - Home

MITOS E DÚVIDAS

Confira algumas das dúvidas mais frequentes entre os donos. Mas não se esqueça: nunca deixe de consultar o veterinário para saber a melhor forma de cuidar do seu pet!

MEU CACHORRO VIVE COMENDO TERRA.
O QUE PODE ESTAR CAUSANDO ISSO?

Muito se vê dentro do consultório veterinário o proprietário reclamar que seu amiguinho anda comendo a terra do quintal ou da rua, e que o principal fator para isso ocorrer é que a qualidade da ração é ruim e que faltam minerais na dieta do animal, por isso ele procura se alimentar de terra.

Na verdade, isso é mais um distúrbio comportamental do que uma deficiência nutricional. Muitos cães apresentam essa característica por terem algum problema cognitivo, seja comer terra, comer parede ou comer objetos. O que se deve fazer é levá-lo ao veterinário, se possível um especialista, e tentar descobrir o que está causando esse comportamento anormal.

O CÃO É CARNÍVORO OU ONÍVORO?

O cão é descendente do lobo selvagem, que na sua essência é carnívoro. No entanto, processa alimentos de origem animal muito bem, como o exemplo a digestibilidade de 99% do amido no organismo do cão.

O QUE É COPROFAGIA?

A coprofagia é o ato do cão de comer fezes. Também é um problema corriqueiro, que é julgado como falta de nutrientes do alimento e por isso ele tende a ingerir as fezes. No entanto, isso é mais um problema comportamental que nutricional.

O cãozinho pode sofrer de algum problema em casa, como a falta do dono que sai para trabalhar, falta de higiene do dono ou mesmo chamar a atenção do dono, que talvez não lhe dê atenção que ele queira. Estudos ainda não comprovam com exatidão o real motivo desse comportamento, por isso o mais indicado é saber com o veterinário especialista em comportamento para saber o que há com seu animalzinho.

E A VERMIFUGAÇÃO? QUANDO É A HORA CORRETA DE FAZÊ-LA?

Distúrbios gastrointestinais são frequentes em nossos animais de estimação. Suas causas têm inúmeros fatores, no entanto o mais corriqueiro são as verminoses. Os vermes são causadores de sintomas como fraqueza, palidez e até anemia, levando a morte quando não tratado.

A vermifugação é a forma que o dono tem de livrar seu amigo de vermes que se encontram dentro do organismo. É muito importante que o proprietário leve o cão ao veterinário para realizar o exame de fezes para verificar se há a necessidade de vermifugação, seja ele filhote, adulto ou uma fêmea que esteja grávida.

Outro grande problema que acomete nossos amigos são os ectoparasitas (pulgas, carrapatos e mosquitos). Há uma série de medicamentos aplicados no dorso do animal para se livrar e impedir a infestação, mas a melhor maneira de se evitar esse problema é controle do ambiente em que seu animal vive: a limpeza do chão, das paredes, das frestas e tapetes é essencial para o combate desses parasitas. Procure o médico veterinário para melhor esclarecimento das dúvidas.