Confiance - Home

Fique por dentro

 

LHASA APSO E SHIH TZU: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Data da postagem: 06/11/2017

Se fizéssemos uma lista de cães campeões em personalidade, certamente o Lhasa Apso e o Shih Tzu estariam nela. Presentes em muitos lares do Brasil, essas duas raças conquistaram seus donos com seu afeto irresistível! Porém, por mais que esses cães apresentem temperamentos bem diferentes, é muito comum que as pessoas tenham uma certa dificuldade de diferenciá-los devido à aparência. 

A maneira mais fácil de identificar as duas raças é pelo rosto, embora essa não seja uma tarefa tão simples devido à pelagem desses animais! O Lhasa apresenta um focinho mais fino e alongado, com olhos menores e ovalados e uma testa mais reta. Já o Shih Tzu possui um focinho mais retraído, com olhos grandes e bem redondos, assim como a testa. Apesar da pelagem ser bem parecida no comprimento e nas cores, a diferença no toque é evidente: o Lhasa tem um pelo mais áspero e grosso, enquanto no Shih Tzu ele é bem mais fino e suave. 

Além disso, mesmo sendo fisicamente similares, o comportamento dessas duas raças não poderia ser mais oposto O Lhasa apresenta um perfil mais alerta e desconfiado, porém é um cão que gosta de passeios e exercícios. Já o Shih Tzu tem um perfil mais tranquilo e amigável, mas não é muito fã de atividades mais intensas. 

Um fato interessante sobre essas duas raças é a sua relação com os seres humanos: O Shih Tzu é mais expansivo e ligado com toda a sua família, enquanto o Lhasa (que também é carinhoso) costuma eleger um dono com quem fica bem mais apegado. Curioso, não é mesmo? Seja qual for a sua preferência, são cães que se caracterizam por serem excelentes companheiros, dóceis e afetuosos com suas famílias. 

Palavras-Chave:
#