Confiance - Home

Fique por dentro

 

COMO OS CÃES ENTENDEM NOSSOS COMANDOS?

Data da postagem: 04/12/2017

Você já parou para pensar como os cães entendem a nossa fala e nossos comandos? Há alguns anos, existia uma certa crença de que a entonação era a única forma do animal interpretar a nossa comunicação. Na verdade, a inteligência e a percepção desses animais são muito mais amplas e aguçadas. 

Um estudo recente comprovou que, assim como nos seres humanos, o cão divide a tarefa de interpretação para cada lado do seu cérebro: enquanto um se encarrega de processar o conteúdo da fala (se soa como um comando familiar, bronca ou elogio), outro lado recebe informações sobre as características (se é uma voz conhecida, qual a entonação, se é masculina ou feminina, etc.). Além disso, eles também são capazes de associar sons com rostos, principalmente os dos donos. Quando nos comunicamos através de gestos, a reação do cão é similar, associando nosso movimento com palavras e comandos já ensinados.


Embora eles possam não entender toda a complexidade da fala humana, acredita-se que os milhares de anos de convivência com os seres humanos permitiram que o cérebro dos cães desenvolvesse uma percepção muito paralela à nossa - uma característica que torna a relação com esses animais ainda mais especial. Sabendo de tudo isso, temos cada vez mais certeza de que nossos cães são realmente fantásticos, não é mesmo?

Palavras-Chave:
#