Confiance - Home

Fique por dentro

 

DICAS E CUIDADOS: FOGOS DE ARTIFÍCIO

Data da postagem: 11/12/2017

Já estamos no mês de dezembro e, nesse período de fim de ano, é muito importante ficarmos atentos com nossos cães durante a queima dos fogos de artifício. A audição canina é quatro vezes mais apurada do que a nossa e, embora alguns animais não sejam tão afetados, não é difícil entender o motivo do medo de alguns cães. Trazemos algumas dicas e cuidados importantes para essas situações. Confiram:

• Nunca prenda ou amarre o animal: a vontade de fugir pode causar acidentes e lesões graves. É importante também que o cão esteja com sua identificação caso consiga escapar.

• Crie um refúgio: seu cão deve permanecer em um local onde se sinta seguro. Se ele estiver acostumado às luzes acesas e sons como a TV ou rádio, isso também pode ajudar a distraí-lo dos barulhos externos. É essencial que você nunca pressione seu cão: qualquer atitude forçada pode aumentar o medo dele e deixá-lo ainda mais irritado ou nervoso.

• Caso o cão tenha histórico de convulsões ou de doenças cardiorrespiratórias o cuidado deve ser redobrado, sendo muito importante o acompanhamento com um médico veterinário de confiança. Em alguns casos, podem ser prescritas medicações específicas para ajudar a acalmar o animal.

É importante lembrarmos que nossas atitudes também são um fator determinante para o comportamento do cão. Ter muita calma e paciência com os animais faz toda a diferença em situações de estresse. Seguindo essas recomendações, você e seu cão poderão curtir as festas de final de ano com muito mais tranquilidade!

Palavras-Chave:
#