Confiance - Home

Fique por dentro

 

CURIOSIDADE: COMO OS CÃES ENXERGAM AS CORES?

Data da postagem: 30/01/2018

Se existe uma coisa que sempre despertou a nossa curiosidade é saber como nosso cão enxerga as cores, não é verdade? Alguns anos atrás, muitos cientistas e especialistas acreditavam que os cães viam o mundo completamente em preto e branco. Porém, pesquisadores* da Universidade de Colúmbia Britânica, no Canadá, descobriram alguns fatos muito curiosos sobre a visão de nossos companheiros.

Na verdade, a visão dos cães possui uma característica muito similar a um daltonismo, ou seja, existem algumas cores que eles não conseguem diferenciar. Para eles, as cores como verde, amarelo, laranja e vermelho são simplesmente tons diferentes de amarelo. Já os tons de azul e cinza conseguem ser facilmente diferenciados por esses animais. Uma outra curiosidade sobre a visão desses animais é  que eles são míopes, tendo uma dificuldade maior para enxergar à distância. 

Vale lembrar que o olfato e audição dos cães são muito superiores aos nossos e, utilizando a combinação desses super-sentidos, eles superam facilmente a limitação que possuem na distinção das cores. O mundo canino é realmente fantástico!

*Estudos realizados por Jay Neitz, Timothy Geist e Gerald Jabocs, também publicados em artigos por Stanley Coren.

Palavras-Chave:
#