Confiance - Home

Fique por dentro

 

NECESSIDADES FISIOLÓGICA - DICAS PARA ENSINAR O SEU CÃO

Data da postagem: 01/08/2018

Chegar em casa e encontrar uma ''surpresa'' indesejada no chão não é muito legal, não é verdade? Ter um cão que costuma fazer as necessidades fora de um lugar adequado é muito comum no dia a dia de diversos donos. Esse tipo de situação costuma ser muito comum pra quem tem um cão filhote, pois o animal ainda está em fase de crescimento e aprendizado. No entanto, esse hábito também não pode ser descartado no caso dos cães dos adultos, pois muitas vezes ele ocorre por questões comportamentais para chamar atenção ou até mesmo como consequência de algum problema de saúde como a incontinência urinária.   Diante desses incômodos, como será que podemos ensinar nossos companheiros a aprender (ou reaprender) o local correto para fazer suas necessidades? No tema de hoje, apresentaremos algumas dicas úteis sobre esse assunto. Confiram!  

• Defina um local fixo: esse é o primeiro passo para ajudar o seu cão a ter uma rotina mais organizada e facilitar o aprendizado. Leve o animal sempre para o mesmo lugar e deixe um tapete higiênico próximo a ele. Lembre-se que esse local deve ser afastado de onde ele se alimenta e dorme.

• É importante que o cão tenha um período certo para se alimentar. Seguir uma rotina na alimentação do animal pode sem dúvida influenciar no horário em que ele irá fazer as necessidades. É importante frisar que os cães filhotes tendem a fazer xixi e cocô logo após as refeições e esse hábito pode permanecer até a fase adulta.

• Seja paciente! O segredo para o aprendizado é a persistência. Respeite os limites do seu companheiro e não exagere nas broncas - elas podem acabar gerando um medo no animal, fazendo ele esconder ou ingerir as fezes ou até mesmo utilizar lugares mais escondidos da casa para fazer as necessidades. É importante que você também recompense o cão quando ele agir da maneira correta com petiscos ou brincadeiras.

Seguindo essas dicas, certamente você ajudará o seu companheiro a criar uma rotina mais higiênica como também reduzirá os riscos de encontrar as necessidades dele em lugares errados. Vale reforçarmos que locais públicos como calçadas e parques também ser respeitados para permanecerem limpos, não é mesmo? Nesse caso, a prática de boas maneiras e civilidade deve ser adotada por todos! Portanto, ao sair para passear com seu cão, leve sempre um saquinho para recolher as fezes do seu companheiro.   Ah, e não se esqueça: ao sinal de qualquer anormalidade, leve o animal para uma avaliação com um profissional de confiança, combinado?